Mentes Brilhantes
Mentes Pensantes
Olha que
Ironia Mentes Errantes!



segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Consciência Negra?

BRANCO se tu soubesse o VALOR que o NEGRO TEM Entrava num barril de PIXE E fIcava preto TAMBÉM!

No mês de Novembro comemora-se o dia da consciência negra, mas milhares de pessoas ainda não sabem o que isso quer dizer.
No dia 20 de Novembro comemora-se o dia da consciência negra, é um feriado recente e seu real significado ainda desconhecido por muitas pessoas.
O dia da conscientização negra é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, um pedido de silêncio em respeito e compaixão aos negros escravizados na colonização do Brasil. O feriado será celebrado em 225, de um total de 5.561 municípios do país, segundo levantamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
A data escolhida 20 de novembro, marca a morte de Zumbi, o mais respeitado líder do Quilombo dos Palmares, maior e mais importante das comunidades de escravos fugidos nas Américas, chegando a abrigar mais de 30 mil negros.
Em 20 de julho de 1971 surgiu no Rio Grande do Sul o Grupo dos Palmares, fundado por Antônio Carlos Cortes, Ilmo da Silva, Vilmar Nunes e Oliveira Silveira, o grupo formado por professores e jovens universitários buscava em meio ao regime ditatorial da época promover estudos sobre história, artes, músicas entre outros aspectos culturais em relação ao negro e mestiço de origem negra, para que a partir destes estudos promovessem apresentações e atividades públicas ganhando maior visibilidade e respeito na sociedade.
Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo (Caderno Aliás, 19/11/06), Silveira recorda que às vésperas do Dia da Abolição, o 13 de Maio de 1971, o grupo começou uma discussão acalorada sobre o significado daquela data. Entre o grupo era unânime a opinião de que os negros não tinham o que celebrar. Afinal, eram vítimas de discriminação em qualquer lugar do País. Oliveira Silveira professor e poeta explicou que: “Nós negros éramos instados a comemorar o 13 de Maio como nossa grande data. Mas não havia motivo para comemorar. A Lei Áurea aboliu a escravidão, mas não adotou providências para absorver socialmente a grande massa de escravos. Não se fez nenhum movimento para dar terras a essa população. Pelo contrário, eles foram buscar mais migrantes europeus, num esforço de embranquecimento do País” disse.
Aos poucos o grupo conquistou notoriedade na mídia, e finalmente em 1978 o Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação Racial tomou a data de 20 de novembro e batizaram de “Dia Nacional da Consciência Negra”. Recentemente os poderes públicos abraçaram a idéia, dando origem ao feriado a ser comemorado mês que vem celebrado principalmente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso, com shows, exposições, palestras e apresentações dos mais variados tipos a respeito da cultura africana.
Por: Silvana Gotardi

Um comentário:

Ana Paula disse...

Já ouvi falar nisso aí...