Mentes Brilhantes
Mentes Pensantes
Olha que
Ironia Mentes Errantes!



quinta-feira, 25 de setembro de 2008

LOUCOOO E GÊNIOOO!!


Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, conhecido como "Salvador Dalí", Gênio e Louco!
Dalí mestre do surrealismo, foi pintor, escultor, escritor, cineasta e desenhista. Nasceu em uma região autônoma da Catalunha (território espanhol), próximo a Barcelona em 1904, ele teria se interessado pela arte por volta de 1916, quando viajou de férias para à cidade litorânea de Cadaqués, com a família do pintor impressionista Ramón Pichot, uma das suas fontes inspiradoras. Em 1922 estudou em Madri, na Real Academia de Belas Artes onde deu início a sua obra sob influência de Giorgio de Chirico e Carlo Carra. Já em 1926 foi expulso da academia depois de afirmar que os seres que estavam ao seu redor não eram competentes o suficiênte para julgar ou avaliar o valor de suas obras, posteriormente começou a expandir sua área artística escrevendo livros, participando de exposições e fazendo filmes. ,
Suas obras são representações de sonhos, seguindo a psicanálise de Freud onde sobressai o que é inconsiente onde hà uma grande liberdade temática variando de violência à erotismo, em muitos quadros visões monstruosas e cruéis.
"Como posso querer que meus amigos entendam as coisas loucas que passam pela minha cabeça, se eu mesmo, não entendo?", Dalí era artista e showman na divulgação da própria obra, sua irreverência e excentricidade são notavelmente explicida ao começar pelos bigodes, inspirados em um dos mestres da pintura espanhola Diego Velásquez.Como artista foi uma figura controversa ao ser aclamado por uns e negado por outros.
O Surrealismo surgiu com um grupo de poetas procedentes do dadaísmo, onde predominava a idéia de anarquismo pois perante a monstruosidade da guerra, nada mas fazia sentido, contudo dentro so surealismo a idéia era de buscar o modelo interior, não preocupando-se com a estética, buscando uma realidade superior, utilizavam de técnicas de hipnoses destinadas a liberar o potencial imaginativo e criativo do subconsciente.

Face da Guerra - 1940 - crítica a guerra,o quadro foi pintado nos Estados Unidos onde Dalí viveu por oito anos no auge de sua fama, a pintura é quase um símbolo dos campos de concentração e assassinatos em massa. Uma grande cabeça de caveira cercada por serpentes e seus orifícios repletos de esqueletos e cada esqueleto contendo esqueletos dentro de si. Macabro e revelador!!


Canibalismo de Outono – 1936 - Em resposta a guerra civil espanhola, este quadro vem mostrando um homem e uma mulher comendo a carne um do outro e ao mesmo tempo abraçando um ao outro e se beijando, as formigas que para Dalí era o símbolo da decadência estão atrás, à frente à gaveta da penteadeira aberta como a caixinha de Pandora mostra a presença de uma mente inconsciente, ou talvez a presença a mente humana.!


Por:Silvana Gotardi

Nenhum comentário: